Aula 1 -
Arpejo nada mais é do que se tocar melodicamente as notas de um acorde (de forma sucessiva, nota a nota) e não harmonicamente (de forma simultânea, todas de uma vez).
Algumas pessoas confundem arpejos com a técnica de sweep (técnica que consiste em palhetar as cordas no mesmo sentido e não alternadamente). É muito comum o uso do sweep na execução de arpejos, pois como a maioria dos formatos de arpejos possuem 1 nota por corda, facilita assim sua execução. No entanto, não ha regras, podemos e devemos também usar a técnica de pahetada alternada na execução de arpejos assim como o grande mestre no assunto Steve Morse.
Primeiramente estudaremos os Arpejos triádicos.
Segue as fórmulas:
Maior = T 3 5j
Menor= T 3b 5j
Diminuto= T 3b 5b
Aumentado= T 3 5#
Sus4 (Suspenso)= T 4j 5j
Modelo de “C” (Tônica na 5ª corda).
*Exemplos em “D”.
D= T(D), 3(F#) e 5j(A);
Dm = T(D), 3b(F) e 5j(A);
Ddim ou Dm(b5) ,,=T(D), 3b(F) e 5bj(Ab);
D(#5) = T(D), 3(F#) e 5#(A#);
Dsus4 = T(D), 4(G) e 5j(A);
Exercícios de assimilação:
1) Campo Harmônico de D maior: D / Em / F#m / G / A / Bm / C#m(b5) / D /;
2) Campo Harmômico de D maior com arpejos sus4:
Dsus4 / Esus4 / F#sus4 / Gsus#4 / Asus4 / Bsus4 / C#sus4(b5) / Dsus4 /;
3)Campo Harmônico de D menor Harmônico:
Dm / Em(b5) / F(#5) / Gm / A / Bb / C#m(b5) / Dm /;
Toque-os de maneira ascendente e descendente, buscando a assimilação dos modelos e a boa definição das notas.
Até a próxima!
quinta-feira, 26 de julho de 2007
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2 comentários:
Grande rodrigo, parabéns pelo otimo trabalho, as explicações estão muito boas, irei me ultilizar muito do seu site para estudar, estavamos precisando mesmo de um site com um coteudo de qualidade, continue com o bom trabalho, e sem querer abusar e ja abusando, se podesse gostaria (não precisa ser agora) que você falasse sobre modos gregos, tenho uma certa dificuldade com eles.
Vlw pelos elogios, assim q acabarmos nosso curso de arpejos, farei uma matéria especial sobre modos gregos.
Gde Abraço!
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