segunda-feira, 28 de maio de 2007

Lição 1 – Básico/Intermediário

“Vamp Dórico” Idéias sobre IIm7/V7!! (Parte 1).

Vamos começar com uma progressão muito utilizada em vários estilos musicais a progressão: IIm7 V7!! Esta progressão esta presente em músicas de praticamente todas as “praias”, vide: The Gueto (George Benson). Oye Como Va (Santana), Mania de Você (Rita Lee) A Go Go (John Scofield) e etc...

Exemplos em: Dm7 / G7
Centro Tonal: C Maior

C7M Dm7(IIm7) Em7 F7M G7(V7) Am7 Bm7(b5)

Como podemos observar esta progressão está em C maior, e analisando seu Campo Harmônico encontraremos tríades e tétrades diatônicas que nos servirão de elementos harmônicos e melódicos para construção de frases.

Idéias sobre Tríades

Basicamente todas as tríades funcionam bem para esta progressão, experimente toca-las em seqüência para sentir a sonoridade.

* Exemplo 1.

Exemplo de frase usando somente as tríades maiores do IV e V graus.
* Exemplo 2.


Idéias sobre Tétrades

Como as Tríades, todas as tétrades também soarão bem, pois como se trata de um “Vamp Dórico” não há notas que precisem ser evitadas (Avoid Notes).

Segue abaixo uma tabela para você saber o resultado harmônico que as tétrades diatônicas (Arpejos/Acordes) têm sobre os acordes de Dm7 e G7.


O intervalo de 6(13) é o intervalo característico do modo Dórico, por tanto utilizando os Arpejos que geram esse intervalo sobre o acorde de Dm7, você estaria dando ênfase à sonoridade do modo. Mais não deixe de diversificar a sonoridade das suas frases!9ªs e 11ªs também soam muito bem ao modo!

* Exemplo 3: Neste exemplo usei o arpejo de Bm7(b5) de duas oitavas descendentes repousando na 6ª (13ª) do acorde de Dm7. Sobre o acorde de G7, utilizei o próprio arpejo de G7, mais os arpejos de Bm7(b5) e Dm7. No final faço uma aproximação diatônica para a nota B(3ª do G7 e 6ª(13) do Dm7).




* Exemplo 4: Agora usei o arpejo de F7M com 9ª acrescentada. No final deste arpejo faço uma aproximação cromática entre as notas E e D (E Eb D).


* Exemplo 5: Nesta frase estou usando arpejos diatônicos com salto e sem as 3ªs, apenas com (Ts, 5ªs e 7ªs). Tente adaptar esta idéia para suas frases!

Bom estas frases são apenas pequenas idéias ilustrativas. Tente criar as suas próprias frases utilizando o raciocínio das frases anteriores. Não se esqueça que interpretação e a dinâmica fazem toda a diferença!

Na próxima aula estarei dando continuidade a este assunto mostrando idéias sobre a aplicação de escalas e pentatônicas sobre a progressão IIm7 V7.

Bons estudos!!

6 comentários:

Unknown disse...

eaê Rodrigo, blz?

Parabéns pela iniciativa cara!

Publicar essas matérias pela internet dessa forma: com imagens, tudo bem detalhado e bem explicado não é facil não. Dá um trabalho da P@#$¨@¨&#!!

Mais uma vez, parabéns!!

Espero os vídeos na próxima edição!!

Abração!!

Gerson Lima Filho disse...

Parabéns Digão!
Admiro vc pelo trabalho que faz e a paciência!vc é ALIEN!

abraços!

Unknown disse...

Fala Rodrigo, blz ?

Cara !! ficou muito legal, puta ponto de apoio, ja comecei a fazer alguns exemplos, muito bom...

Legal a iniciativa e que traga bons frutos ai.

Abraço.

Unknown disse...

Muito legal cara.
Tomara que continue sempre crescendo nassuas ideias e musicalidade.
Abraço mestre

Quero aprender a tocar baixo! disse...

A ideia é muito boa, ajuda ai o pessoal auto-didacta, continua e obrigadso pro te dares ao trabalho.

Nome: Rodrigo Ribeiro. disse...

Vlw galera, vamos fazer este Blog crescer!!