quarta-feira, 27 de junho de 2007

Lição 1 - Continuação

Bom pessoal espero que vocês tenham curtido a lição anterior, e que ela tenha contribuído de forma positiva para seus estudos.

Agradeço a todo pessoal que tem me apoiado neste projeto via Orkut e e-mails. VlW!!!!!!!!! Vou ficar devendo os vídeos que eu havia prometido, mais enquanto isso estou disponibilizando 2 vídeos do meu Power Trio istrumental “Alien Groove” espero que gostem!!!

Música: Freak Trip – Alien Groove

http://www.youtube.com/watch?v=p1-aXJQows4

Música: Non Sense – Alien Groove

http://www.youtube.com/watch?v=Ny1StTzNzN0&mode=related&search=

Se quiserem comentar fiquem à vontade!!


Dando continuidade ao nosso assunto, para esta aula separei umas “escalinhas” ...

Primeiramente gostaria de frizar que no Campo Harmônico Maior além da própria escala diatônica que deu origem a tonalidade encontramos escalas pentatônicas maiores (blues) no I, IV e V graus e menores (blues) nos seus respectivos menores relativos: VIm, IIm e IIIm graus. Ainda temos a aplicação da Escala Pentatônica m6 a partir do II grau, da Pentatônica M7(dominante) a partir do V grau e da pentatônica m7(b5) a partir do VII grau. Mais isto é assunto para uma próxima aula...

Exemplo 1: Como vimos anteriormente nosso IIm7 V7(Dm7 G7) está em C, certo? Segue abaixo a escala diatônica de “C” iniciando com a nota D (caracterizando a escala de D Dórico) na casa 10 da 6ª corda. Utilizei um modelo mais “fechado” para facilitar a execução e a visualização posterior da escala pentatônica.





Exemplo 2: Escala Pentatônica de Dm com a “blue note” (T 3b 4j #4 5j 7). A “blue note” gera uma sonoridade bem interessante. Perceba que a ” blue note” desta escala é a nota G#, esta nota não pertence a escala, mais soa super bem! Sua função é fazer uma aproximação cromática entre as notas G(4j) e A(5j).



Exemplo 3: Este exemplo é um “Mix” da escala de D Dórico com a “blue note”. Esta escala chama-se “Dórico Blues” e sua fórmula é a seguinte: T 2 3b 4j 4# 5 6 7. Você poderia interpretar esta escala também como se fosse um “Mix” do modo Dórico tradicional com o modo Dórico #4 (IV grau da escala de Menor Harmônica).






Exemplo 4: Agora o “bicho tá pegando” rsrsrsrs. Acrescentei ao nosso “Dórico Blues” o intervalo de 7M (T 2 3b 4 4# 5j 6 7 7M)!!Calma... esta nota (7M= C#) também não está na tonalidade, mais ela cumpre a função de “sensível” (aproximação cromática com a tônica) e resolve muito bem na tônica.

Poderíamos chamar esta escala agora de “Melodórico Blues” pois o intervalo de 7M está presente no Modo Dórico 7M (escala Menor Melódica). Quanto nome, né?


Lembre-se tanto a “Blue Note” quanto a “Sensível” tem funções de notas de aproximação cromática (passagem), por tanto na hora de “resolver” uma frase escolha as notas diatônicas de preferência Ts 3ªs 5ªs e 7ªs do acorde em questão.
Agora tente visualizar estas escalas no braço inteiro, e assim você terá um bom ponto de partida para começar a elaborar suas frases.

Mais uma vez obrigado pela visita, e até o próximo mês com o curso “Aplicação de Arpejos”
Paz e Harmonia.